Mogi Das Cruzes

ANIVERSARIO DE MOGI DAS CRUZES - 450 ANOS.

Um pouco da Historia dessa....cidade maravilhosa cheia de encantos mil

Gaspar Vaz foi o fundador e principal responsável pelo povoamento de Mogi das Cruzes. Abriu o primeiro caminho de acesso a São Paulo, dando início ao povoado, que foi elevado à Vila em 17 de agosto de 1611, com o nome de Vila de Sant'Anna de Mogi Mirim. A oficialização ocorreu em 1º de setembro, dia em que se comemora o aniversário da cidade.

Em 1560, o bandeirante Braz Cubas havia se embrenhado pelas matas do território mogiano, às margens do Rio Anhembi, hoje Tietê - o maior rio do Estado de São Paulo, à procura de ouro. Mogi é uma alteração de Boigy que, por sua vez, vem de M'Boigy, o que significa "Rio das Cobras", denominação que os índios davam a um trecho do Tietê. Quando a Vila foi criada em 1611, devido ao costume de adotar o nome do padroeiro, passou a ser denominada "Sant'Anna de Mogy Mirim". Na língua indígena, Mirim quer dizer pequeno. Provavelmente, uma referência ao riacho Mogi Mirim. A linguagem popular tratou de acrescentar o termo "cruzes" ao nome oficial da Vila. Era costume dos povoadores sinalizar com cruzes o marcos que indicavam os limites da Vila.


Ponte Flutuante..

Mogi das Cruzes acolhe colônias de todos os cantos do mundo, com destaque especial para a colonização japonesa, com uma grande quantidade de japoneses e seus descendentes (aproximadamente 8% segundo a prefeitura), que já estão em sua terceira geração no município.



Parque Centenário:Construído em comemoração aos cem anos da imigração japonesa...((tem uma réplica do navio Kasato Marue, o primeiro a trazer os imigrantes ao Brasil, 100 anos atrás))


És tão bela, minha cidade....
Em nenhum lugar desse mundo
Haverá porto seguro
Como o que tenho aqui...


Conheça a bela cidade de Mogi das Cruzes, entre fotos antigas e algumas outras atuais , que fizeram parte da história de todo o municipio .


Eu vejo os céus tão azuis e as nuvens tão brancas
O brilho abençoado do dia, e a escuridão sagrada da noite
As cores do arco-íris, tão bonitas no céu
Eu vejo as árvores verdes, rosas vermelhas também
Eu as vejo florescer para mim e você
E eu penso comigo... que cidade maravilhosa.....

Um ótimo feriado para todos de Mogi Das Cruzes
Beijinhos


Comentários

Postagens mais visitadas